• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Servidor do MAPA relata infestação de Helicoverpa em Primavera do Leste (MT)


Quinta-feira, 8 de maio de 2014 - 09h08

O coordenador da comissão de Defesa Vegetal do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, informou, por meio de sua página em uma rede social, ter identificado pelo menos 200 lagartas de Helicoverpa armígera em uma plantação de milheto em Primavera do Leste.


"Em poucos minutos, coletamos mais de 200 lagartas de Helivoverpa armígera em uma lavoura de milheto para semente", disse ele.


Segundo o funcionário do Ministério, outros mais de 2,0 mil hectares de milheto na propriedade estariam com a praga. E a área estaria próxima de 5,0 mil hectares de algodão.


Na avaliação dele, há duas hipóteses para a ocorrência: uma é a do milheto ser utilizado como "cultivo-isca" para desviar a Helicoverpa do algodão. Outra é a praga usar o milheto para se reproduzir em larga escala e depois infestar a plantação da fibra.


"Certamente as duas coisas estão ocorrendo, mas a minha grande preocupação é a seqüência de cultivos de entressafra, o que vai perpetuar a praga até o início da safra 2014/15", conclui Dias Guerra.


Um dos principais alertas feitos pelo servidor do Ministério da Agricultura é sobre a chamada "safrinha de soja" adotada por produtores matogrossenses. Em outra publicação na rede social, Wanderlei Dias Guerra disse que a prática tem levado a aplicações excessivas de defensivos.


"Para mim, definitivamente, a única alternativa é a proibição desta atividade", defendeu.


Fonte: Globo Rural. 7 de maio de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja